6 de março de 2009


foto por Evgen Bavcar

Ladeira abaixo

Olinda. Domingo de carnaval. Meio-dia. Tenho uma coisa pra lhe dizer, “acabou”, disse ele. Ela não entendeu, e sorrindo, pediu que ele repetisse. “ACABOU”, e sumiu em meio a super-heróis e palhaços. Ela parou por uns segundos e foi levada pela multidão. Me segura que senão eu caio. Uma rainha de copas destronada, sedenta por cortar a cabeça de alguém. Nas Vassourinhas as pessoas enlouquecem. Levou um tombo que a fez ficar descalça. Não faltava mais nada.
Onde fica a minha casa? Pensou. E na confusão, lembrou que estava hospedada na casa de um tio dele. Não voltaria. Não é vantagem. Deixaria suas roupas e a esperança de que ele sentisse um tanto de remorso. Confete, serpentina, suor, choro, chuva, calor, polícia fantasiada e ladrão sem fantasia, mas cheio de imaginação. O frevo doía como ferida aberta. Alegria demais. Cores demais. Beijos em muitos e aos montes. No meio da multidão, espremida entre princesas, fadas e demônios. Tanta gente e ela tão só. É de amargar.
Tonta e desorientada, começou a cantar – num ritmo fúnebre - enquanto tentava abrir espaço entre os foliões: Tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor.

Sobremesa: "Na frente sigo eu/ levo o estandarte de um amor, o amor que se perdeu no carnaval/ lá vai meu bloco, lá vou eu também/ mais uma vez sem ter ninguém". (bloco da solidão)

5 comentários:

Helio Lambais disse...

Nossa Raquel, muito bom, muito bom mesmo!!!! Sentimento que tem este texto é o mesmo que tenho em minha vida neste momento...

Perfeito !!!!

Me visite qq dia ! =)

Bjus

Anônimo disse...

Quel, que tempão sem escrever!
aí volta triunfal. lindão. doído. colorido, e escorrendo ali no cantinho...

Anônimo disse...

Lindo demais preta! E o final então... Tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor.
Post perfeito!
=******

guilhermina, (ataulfo) e convidados disse...

Que bom que vc está de volta. Inquieta. Seguindo na frente.
Muito bom!
Bj
Guilhermina
www.esquinadodesacato.blogspot.com

dani disse...

Nossa, adorei o texto!