23 de abril de 2008

Meu primeiro meme (indicado por Igor), e acho que o mais difícil de responder – eleger os 5 discos que me influenciaram ou mais me marcaram. Sou fã de listas, mas 5 é covardia. Injustiças serão inevitáveis, mas admito que foi uma delícia revirar a estante e a memória pra fazer o top 5 da minha vitrola-cachola. O critério foi de ordem cronológica que cada um deles chegou aos meus ouvidos.

Abbey Road – The Beatles (1969)



Eu cresci ouvindo Beatles, meu pai gostava até das versões da Jovem Guarda. Foi difícil escolher um álbum preferido, mas o Abbey Road contém algumas das músicas que mais gosto da banda – “Oh! Darling”, “I want you (She’s so heavy)”, “Something”, “Because” e “She came in through the bathroom window”. Acho até que caberia um top 5 só de discos deles (mas isso é uma opinião de fã. rs).
Ontem vi o musical “Across the universe”. Achei o filme lindo, com uma perfeita escolha de músicas, que passeia por todas as fases do FabFour. Recomendo o filme e, principalmente o(s) disco(s). Há quem discorde, mas pra mim eles foram a melhor banda de rock de todos os tempos.


Life - The Cardigans (1994)



A primeira música que ouvi do Cardigans foi “Rise and Shine”. Um dia, andando no shopping, encontrei esse disco por R$ 14,00. Para não ter dúvidas, pedi pra ouvir. Não foi preciso ir além da primeira faixa - “Carnival” - pra decidir levá-lo. É, com certeza, um dos discos da minha vida. Pop rock cheio de influências sessentistas, marcado pela voz inconfundível da Nina Persson. E, para minha surpresa, lá no finzinho do disco, encontro um belíssimo cover do Black Sabbath, “Sabbath bloody Sabbath”. Os discos seguintes da banda também são adoráveis e bem diferentes deste primeiro. Ainda assim, o Life continua sendo o melhor – em minha opinião. Um disco para ser ouvido num dia de sol. Um disco pra deixar a gente feliz.



Os Afro sambas – Baden Powell e Vinícius de Moraes (1966)




Uma das junções mais perfeitas da música. Baden é um gênio, de uma precisão e honestidade que me emocionam. Esse disco – que não tem nada a ver com a Bossa Nova – marca a passagem (ou seria viagem?) dos dois aos terreiros de candomblé, regadas a doses diversas de uísque escocês. É visceral, pesado. Não há como passar ileso ao violão de Baden ou às letras de Vinícius. Descobri esse disco já adulta (apesar do meu pai ouvir os dois desde a minha infância). E sempre que ouço me soa forte, como se chegasse na alma da gente.
Quando Baden virou evangélico, renegou esse álbum. Se é demoníaco eu não sei, mas “pergunte pr'o seu Orixá, o amor só é bom se doer”.


Bloco do Eu Sozinho – Los Hermanos (2001)



Eu detesto Anna Júlia (até hoje) e relutei ouvir qualquer coisa da banda por culpa dessa música. Mas um dia vendo a mtv (num tempo em que tinha mais música), vi o clipe de “Todo carnaval tem seu fim”. Acho que chorei quando vi aquele confete caindo ao som dos metais. Uns dias depois comprei o disco num site. O universo carnavalesco sempre me deixou nesse misto de alegria e tristeza, e esse disco me soa exatamente assim: me emociona a melancolia das letras mas ao mesmo tempo as melodias me deixam feliz. Mais feliz ainda por ter descoberto essa banda. Fui para todos os shows no circuito Paraíba-Pernambuco, e num deles, consegui levar meus pais (minha mãe adora LH). Os discos seguintes, Ventura e 4 são lindos, mas o Bloco... é meu xodó. Pode dizer que é emo, pseudo-intelectual, o que for. Esse disco pra mim é phoda. E tenho dito, ouvido, cantado... até o apagar da velha chama.


Oh! The Grandeur – Andrew Bird (1999)



A mais nova paixão da estante. Minha irmã me passou uma música dele (não desse álbum). Fui vasculhar (três vivas para a internet!!) e mon petit ami Leo baixou esse disco. O Andrew ganhou esse pseudônimo de “bird” por causa do seu assobio. È formado em música clássica e sabe experimentar sem perder o tom nem a graça. Esse disco é belíssimo, parece música francesa antiga (ele é americano). Um disco pra dançar (no melhor estilo cheek to cheek), ou enlouquecer com a primeira faixa “Candy shop”. Fechem os olhos, se imaginem num daqueles cafés bem charmosos (cabaret também combina muito), peçam uma dose e deliciem-se.


Os meus indicados:
Digs
Fermar

Sobremesa: "Oh honey pie my position is tragic/ come and show me the magic of your Hollywood song". (The Beatles)

8 comentários:

Anônimo disse...

Impecável, seleção de primeira! =*****

Igor disse...

Muito legal a sua lista, embora haja coisas aí que eu não conheça... Descobri Beatles há pouco tempo. Sou um beatlefan de coletânea, não sei eleger um álbum deles... rsrsrsrs Los Hermanos é phoda (mesmo!). Mas prefiro o Ventura. E sinto que preciso ouvir esse Andrew Birds.

Ah, cinco é covardia mesmo. É pra sentir culpa depois da lista! =PP

Bjos!

Anônimo disse...

resenhas perfeitas! dá vontade de ler várias vezes :p

Abração pra tuh e pra Leo!

Samuel Gois disse...

acho que nao gosto de boa parte dos relacionados..apesar de entender a importancia de cada um. Acho que sou uma pessoa que nao gosta tanto dos beatles, e mesmo apos escutar os além do ana julia continuei nao me sentido tocado pela musica dos hermanos..cardigans...minha mae jah tocou tanto no carro que acho que a musica entra e sai por meus ouvidos como o proprio som ambiente, acho que os afrosambas me interessa... Você tem bom gosto, é culta. E apesar de não ser fã de beatles ou hermanos =seu que sao de bom gosto

Igor disse...

Fico feliz que tenha gostado! XD Na verdade, modéstia à parte, é um dos meus escritos que eu mais gosto! ;D Devo tê-lo escrito há cerca de três meses. É uma das minhas primeiras incursões além dos 2048 caracteres, esse limite orkútico- inconsciente.

Curta? Não sei nem como se faz. rsrsrsrs

Bjos!

Samuel Gois disse...

minha mae, minha namorada, sogra... é minah forçada trilha sonora do amor... Não tenho nada contra. Acho que nao gosto de algoe que me é repetido muitas vezes eu querendo ou não, tirando o sexo.

diggs disse...

Po Raquel, cadê você? Eu não sei resolver ese MENENEMEMEME.... tenho alguns limites com música...

Igor disse...

Puxa, pode fazer sim! É bom que eu aprendo! XD

Meu e-mail: igdias@uol.com.br

Bjos!