25 de abril de 2010


muso para sempre.

Vol. 1

Eu que te amo e por vezes resisto, sigo me identificando com os cronópios. Os calos nos pés decorrentes do meu descuido, as olheiras-fruto das nossas conversas insistentes madrugada afora. Nem sempre é adequado, perdemos o ônibus com a cabeça já perdida. Nos damos mal. E nessa hora, sempre aparece um fama, eu te disse. Não importa. Seguimos entrando nos bares onde a música convida, dançando nossos próprios passos, descompassados. Bebemos vinho e falamos sobre saudades, pessoas distantes, poemas e histórias inúteis.
Os famas sentados no bar riem de nós que rimos de nossos tropeços. Eles não sabem o que é ter ressaca, nunca ficam bêbados, nos condenam e seguem para suas casas. Um banho e um copo de leite quente antes de dormir.
E nós, continuamos na rua, vagando pelas calçadas do centro, rodopiando e cantando nossas canções preferidas. Depois sentamos num balcão, tomamos um café para curar nossas dores, a bebedeira, a saudade, as cicatrizes da guerra e os amores que perdemos pelo caminho.
No dia seguinte, os famas acordam cedo, tomam café com frutas e pão quente, enquanto lêem seus jornais na ordem dos cadernos. Nós cronópios acordamos sem saber que horas são, colocamos um vinil na vitrola e nos emocionamos quando toca aquele refrão. Não seguimos roteiro, a vida é que nos segue, encantada com nossos olhos de novidade sobre o horizonte, essa linha nunca reta pra nós.


Sobremesa: "Por isso ganhamos o direito de falar assim um com o outro, agora que sem a mínima possibilidade imaginável acaba de me chegar sua resposta, sua própria garrafa-ao-mar espatifando-se nos rochedos desta baía para me encher de uma delícia sob a qual pulsa uma espécie de medo, um medo que não aplaca a delícia, que a torna assustadora, situando-a fora de toda carne e de todo tempo como você e eu sem dúvida sempre quisemos, cada um à sua maneira". (Julio Cortázar)

9 comentários:

Tyara disse...

Eita que ela voltou! Bem se vê que se trata de uma típica representante da família dos cronópios. Aliás, até já aprendi a dá cordas no relógio, seguindo direitinho as instruções de Cortazár. Não tarda e estarei aí rodopiando contigo e cantando as nossas canções preferidas. No dia seguinte não tem café com leite, tem bom dia à moda de prosa e poesia.

Beijos saudosos, Helen.

Igor disse...

Buenas salenas cronopio cronopio. =DD

Eu sou um cronópio que o mundo quer fazer fama: torço para que não consigam.

Sabe, Raquel. Ele morreu em 1994, se não me engano. Não importa muito o ano, eu sempre erro.

O fato é que eu queria ter escrito a ele. Não que eu tivesse o que dizer, mas eu queria. Sabe?

Cortázar é ácido e remédio pra alma.

Bjos!

Pormenores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pormenores disse...

Hoje consegui parar pra visitar os amigos (mesmo que virtualmente).
Fazia tempo que não visitava esse Vale. É sempre uma surpresa, uma surpresa boa.

Um beijo, querida.

Fabiano disse...

Raquel,

Que boa surpresa a sua visita no meu blog! Retribuo a visita e já vou logo me agradando com o que li. Me identifico muito com o estilo de vida cronópio. Os famas me parecem muito careta, me lembram "as pessoas da sala de jantar" que estão sempre preocupadas em nascer e morrer. Prefiro explorar o interstício que há entre a vida e a morte.

E vou concordando com Baudelaire quando este diz:

"Há que estar sempre embriagado. Tudo está nisto: é a única questão. Para não sentir o terrível fardo do Tempo que lhes dilacera os ombros e os encurva para a terra, embriagar-se sem cessar é preciso. Mas de quê? De vinho, de poesia ou virtude, a escolha é sua. Mas embriaguem-se. [...]".
Só não dá pra ser com leite, né mesmo? kkkkkkkk...

ps.: esse lance de visita real me lembrou a música "sinal fechado" do Paulinho da Viola. Mas um dia esse sinal abre e trilha sonora vai ser toda de vinis legais com seus chiadozinhos. hehehehe... beijo.

Anônimo disse...

pesquisava poesias... coisas pra falar de um gosto bom... encontrei esse blog aqui... que delícia. parabéns.

Uyara Vasconcelos disse...

ótima escolha de texto :D

Julio Cortázar é muito bom, meu amor adoraa.

www.ateliexoxo.wordpress.com

Uyara Vasconcelos disse...

muito obrigada pelas palavras de apoio Raquel, é muito importante ir vendo que mesmo desde o comecinho tem alguém pra entender e apoiar sua idéia. É um prazer :D

www.ateliexoxo.wordpress.com

MMS disse...

Ela voltou, a "boemia" voltou novamente! Bebi e continuo com sede. Manda mais, beijos